Nasrudin, por Regina Machado

Ninguém sabe se o Nasrudin existiu de verdade ou se ele é um personagem inventado.

Tem gente que diz que ele teria nascido na aldeia de HORTU, no povoado de SIVRISHISR, na turquia, no século XIII, e morrido na comarca de AKSEHIR, na província de KONYA, onde há um túmulo com seu nome. Outros dizem que ele é um personagem imaginário.

Não se sabe quem tem razão, mas talvez isso não seja importante, porque de qualquer forma suas histórias continuam sendo contadas até hoje.

O Nasrudin é o herói popular mais famoso da Turquia, onde é conhecido como Nasreddin Hoca. Hoca é um título que significa "mestre" na língua turca. Em árabe, "mestre" é mawla, que aparece escrito como mulla na maioria dos livros ocidentais publicados com os contos de Nasrudin. Em português ficou mullá.

Outro dia li uma coisa interessante que um autor turco escreveu sobre Nasrudin: "É um personagem que viveu antes do seu nascimento e depois de sua morte". Porque suas histórias aparecem no mundo todo, em qualquer época e e entre povos muito diferentes.

. . .

Com seu turbante, sua barba e seu burrico, Nasrudin aparece em cada conto como uma pessoa diferente: às vezes é um tonto completo, às vezes faz os outros de bobos.

Mas eu acho que de um jeito ou de outro, parecendo maluco ou muito inteligente, ele fala para todo mundo: criança, adulto, branco, preto, amarelo, pobre, rico, menino, menina. Ele sempre faz a gente ver as coisas como a gente nunca tinha imaginado antes. Ele mostra, a gente ri, e parece que tudo se desarruma dentro da gente.

Regina Machado
(Texto extraído do livro Nasrudin)

Leia também : Um doidinho faz rir no Oriente