quinta-feira, 11 de março de 2010

QUEM SABE CONTA PRA QUEM NÃO SABE

Os moradores da vila onde Nasrudin morava pediram a ele que fizesse um sermão na mesquita. O objetivo era testar sua sabedoria, já que ele era visto como uma espécie de homem santo. Nasrudin concordou. Andou calmamente até a mesquita, olhou para a multidão e perguntou:
– Vocês sabem o que eu vou dizer?
– Não, responderam.
– Eu me nego a falar para uma platéia de ignorantes, disse ele. E foi embora pra casa.
Os moradores ficaram vexados e formaram uma comissão para convencer o Mullá a ir de novo à mesquita. Na sexta seguinte, ele voltou e repetiu a pergunta. Dessa vez a platéria respondeu em uníssono.
– Sabemos.
– Então não há motivo para eu estar aqui, disse Nasrudin.
Novamente, os moradores se organizaram e conseguiram convencer o Mullá a fazer a terceira tentativa. Mas dessa vez, os moradores estavam preparados. Quando Nasrudin repetiu a pergunta, uns disseram que sim e outros disseram que não.
– Excelente, disse o Mullá. Quem sabe conta para quem não sabe


THOSE WHO KNOW TELL THOSE WHO DON'T KNOW
*Translated by Bea Juez


Residents of the village where Nasrudin lived asked him to do a sermon at the mosque. The objective was to test his wisdom, as he was seen as a kind of holy man. Nasrudin agreed. He walked calmly to the mosque, looked at the crowd and asked:
- You know what I'm going to say?
- No, answered.
- I refuse to talk to an audience of ignorants, "he said". And he left home.
Residents were harassed and formed a committee to convince the Mulla to go back to the mosque. Next Friday , he returned and repeated the question. This time the audience responded in unison.
- We know.
- So there is no reason for me to be here, "said Nasrudin".
Again, the residents organized themselves and managed to convince the Mulla to make the third attempt. But this time, residents were prepared. When Nasrudin repeated the question, some said yes and others said no.
- Excellent, "said the Mulla". Those who know tell those who don't know
.

5 comentários:

  1. Te vi na "Risadaria", Nasrudin, rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. É o Máximo meu amigo eu gostaria de contar essa para todos os internautas só par ver eles na maior felicidade, pois agora eu sei então posso contar, valeu, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs é só alegria ...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo.

    Agora que eu sei, posso contar para quem não sabe.

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  4. Interessante o conto!Deveras ensinar também é uma forma de se aprender.
    bjos

    ResponderExcluir